Manezinho Araújo - Cuma é o nome dele?
1974 RCA Camden 107.0190 (Série Documento)
01 - Não sei o que é que faça (Manezinho Araújo)
02 - Nâna Rôxa (Manezinho Araújo)
03 - Saudade de Pernambuco (Manezinho Araújo)
04 - Cuma é o nome dele? (Manezinho Araújo)
05 - Dor de cotôvelo (Manezinho Araújo)
06 - O carrité do coroné (Manezinho Araújo)
07 - "Seu" Dureza da Rocha Pedreira (Manezinho Araújo)
08 - Novo amanhecer (Manezinho Araújo)
09 - Pra onde vai valente? (Manezinho Araújo)
10 - Como tem Zé na Paraíba (Catulo de Paula - Manezinho Araújo)
11 - Vatapá (Manezinho Araújo)
12 - Olha o buraco no barreiro cavalheiro (Manezinho Araújo)
13 - Sulandê (Manezinho Araújo)
Arranjos e regências: Marcos Vinícius
_______
Pernambucano, aprendeu a cantar emboladas com um dos maiores mestres da região onde vivia, Minona Carneiro, cantor e compositor. Engajou-se como voluntário nas tropas que seguiram para a Revolução de 1932, mas quando seu pelotão chegou à Bahia os eventos no Sul já tinham terminado. Mesmo assim os soldados conseguem ser embarcados para o Rio de Janeiro, como prêmio. Na viagem de volta, uma apresentação de Carmen Miranda, Almirante e os violonistas Josué de Barros e Betinho possibilita o contato entre Araújo e os artistas. Cantando uma embolada recebe elogios e apoio da Carmen e Josué de Barros, que promete hospedá-lo caso decida ir para a capital. Araújo volta a Pernambuco, onde passa pouco tempo, e vai para o Rio de Janeiro em 1933, ficando na casa de Barros. Este consegue que se apresente na Rádio Mayrink Veiga, e que logo em seguida seja contratado pelo Programa Casé, de Adhemar Casé, na Rádio Philips. Logo em seguida grava o primeiro disco, com duas emboladas suas. Atua também no cinema, sempre como cantador de emboladas. De 1933 a 1956 gravou diversos discos de frevos, cocos, sambas e, claro, emboladas. Seus maiores sucessos foram "Segura o Gato", "Sá Turbina", "Como Tem Zé na Paraíba (com Catulo de Paula), êxito na voz de Jackson do Pandeiro, "Cuma É o Nome Dele?", "O Carrité do Coroné", "Tadinho do Manezinho" "Quando Eu Vejo a Margarida" e "Pra Onde Vai, Valente?", todas de sua autoria, além de "Dezessete e Setecentos", de Luiz Gonzaga e Miguel Lima. Foi um dos primeiros garotos-propaganda do Brasil, cantando jingles do sabonete Lifebuoy e sendo contratado pela fábrica do Óleo de Peroba. Atuou também como jornalista no rádio e na imprensa, onde escrevia uma coluna. Também foi um dos primeiros artistas a trabalhar na recém-criada televisão brasileira. Em 1954 decidiu abandonar a vida artística com um show que reuniu 10 mil pessoas. Depois disso dedicou-se a um restaurante de comida típica nordestina e, mais tarde, à pintura.
It was born in the Pernambucano state, it learned to sing emboladas with one of the biggest masters of the region where it lived, Minona Sheep, singer and composer. It was engaged as voluntary in the troops who had followed for the Revolution of 1932, but when its squad arrived at the Bahia the events in the South already had finished. Exactly thus the soldiers obtain to be embarked for Rio De Janeiro, as prize. In the trip in return, a presentation of Carmen Miranda, Admiral and the violonistas Joshua de Barros and Betinho makes possible the contact between Araújo and the artists. Singing embolada it receives compliments and support from the Carmen and Joshua de Barros, whom in case that promises to house it decides to go for the capital. Araújo comes back the Pernambuco, where it passes little time, and goes for Rio De Janeiro in 1933, being in the house of Barros. This obtains that if it presents in the Mayrink Radio Fertile valley, and that immediately afterwards it is contracted by the Casé Program, of Adhemar Casé, in the Philips Radio. Immediately afterwards it records the first record, with two emboladas its. It also acts in the cinema, always as cantador of emboladas. Of 1933 the 1956 recorded diverse records of frevos, coconuts, sambas and, clearly, emboladas. Its bigger successes had been " Insurance the Gato" , " Sá Turbina" , " As It has Zé in the Paraíba (with Catulo de Paula), success in the voice of Jackson of the Pandeiro, " Cuma Is the Name Of it? " , " The Carrité of the Coroné" , " Tadinho of the Manezinho" " When I See the Margarida" e " Pra Where Goes, Brave? " , all of its authorship, beyond " Dezessete and Setecentos" , of Luiz Gonzaga and Miguel It rasps. He was one of first the boy-propaganda of Brazil, singing jingles of sabonete Lifeboy and being contracted for the plant of the Oil of Peroba. It also acted as journalist in the radio and the press, where it wrote a column. Also he was one of the first artists to work in the just-servant Brazilian television. In 1954 it decided to abandon the artistic life with a show that congregated 10 a thousand people. After this a restaurant of typical food was dedicated to it northeastern and, later, to the painting.
Nenhum comentário:
Postar um comentário